
A Maquete Pronta.


O Robert Venturi também chegou a escrever livros, um deles é o Aprendendo com Las Vegas escrito em 1972, com Denise Scott Brown e Steven Izenour, Venturi escreveu Aprendendo com Las Vegas posteriormente revisto em 1977, como Aprendendo com Las Vegas: o Simbolismo Esqueceu-se da forma arquitetônica O livro publicado estudos da Las Vegas Strip realizado por uma pesquisa de 1968 e estúdio de design Venturi ensinado com Scott Brown, na Yale School of Architecture . Aprendendo com Las Vegas foi uma reprimenda maior do modernismo ortodoxo e elite gostos arquitetônicos.
Charles Robert Venturi, Jr. (nascido em 25 de junho de 1925 na Filadélfia ) é um americano arquiteto e principal fundador da empresa de Venturi, Scott Brown and Associates. Robert Venturi e sua esposa e sócia, Denise Scott Brown , são considerados entre os mais influentes arquitetos do século XX, tanto por sua arquitetura e planejamento, e os escritos teóricos e de ensino. Venturi foi agraciado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1991. [1] Ele também é conhecido por cunhar o lema "Menos é um chato", como antídoto para o Mies van der Rohe é famoso modernista ditado "Menos é mais". Venturi vive em Filadélfia com Denise Scott Brown. Eles têm um filho, James Venturi.
Fonte: Wikipédia
Fonte: Buildings and Projects. Venturi, Rauch & Scott Brown: Edifícios e Projectos. p244-246. P244-246.

Robert Charles Venturi é um arquiteto norte-americano vencedor o Prêmio Pritzker de 1991. Formou-se em Princeton em 1947. Trabalhou com Eero Saarinen e Louis Kahn antes de formar sua própria firma com John Rauch. Lecionou na University of Pennsylvania. Em 1989, Rauch deixou a firma, que então passou a se chamar Venturi, Scott Brown and Associates.
Venturi foi um crítico ferrenho da arquitetura moderna, publicando seu manifesto Complexidade e Contradição na Arquitetura em 1966, tido como uma das bases das transformações que ocorreriam na arquitetura nas décadas de 1970e 1980.
Em Complexidade e Contradição na Arquitetura, Venturi defende uma arquitetura complexa e contraditória. Considera que a cultura contemporânea já aceitou a contradição como condição existencial e em todos os setores manifesta-se a impossibilidade de alcançar uma síntese totalizante e completa da realidade. Até mesmo a matemática parece ter perdido os próprios fundamentos racionais - como se observa no Teorema da incompletude de Godel, segundo o qual todo sistema axiomático suficientemente completo é incoerente no seu interior, apresentando proposições "indecidíveis" quanto a sua verdade ou falsidade. Embora crítico em relação ao movimento modernista, o texto se coloca em uma condição de complementaridade e diálogo com os mestres.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Venturi


Os planos e elevações são construídos sobre uma axial rígida, mesmo Palladian, simetria, que se torna monumental na rua, mas enfrentou vencido nas extremidades e traseira da casa, de acordo com o programa nacional.
Além da proximidade de sua exclusiva qualidades formais e funcionais, a casa é rica em referências à arquitectura histórica. A fachada da rua monumental alude à Porta de Michelângelo Pia em Roma e na parede de trás do Nymphaeum de Palladio e Alessandro Vittoria's Villa Barbaro em Maser. Por outro lado, o frontão quebrado lembra a dualidade "da fachada da casa de Luigi Moretti apartamento na Via Parioli em Roma."
Fonte: http://www.greatbuildings.com/buildings/Vanna_Venturi_House.html