terça-feira, 27 de abril de 2010

Vanna Venturi - Projeto de Robert Venturi


"O primeiro projeto Venturi é importante a ser construída foi a casa de sua mãe, a Vanna Venturi House of 1961-1964. Desconcertantemente simples, após as palhaçadas espacial do Modernismo mais tarde, o seu plano, como a do projeto Casa de Praia, é baseado em uma concepção simbólica e do que sobre um que é puramente espacial abstrato. É centrado na idéia da chaminé, a lareira, a partir da qual e você pode sentir-se o espaço é puxado. O espaço é dilatado daquele lar como a massa da chaminé sobe até dividir a casa. Aqui, o princípio da condensação se torna extremamente complexa e interessante. chaminé Com o aumento através da empena, a parti geral decorre o da casa de praia. Agora, porém, a sala é meio abobada, semicírculo e que é apanhada no tacked-no arco da fachada, agora, toda a casa está crescendo e sendo dividido pelo meio. "

Os planos e elevações são construídos sobre uma axial rígida, mesmo Palladian, simetria, que se torna monumental na rua, mas enfrentou vencido nas extremidades e traseira da casa, de acordo com o programa nacional.

Além da proximidade de sua exclusiva qualidades formais e funcionais, a casa é rica em referências à arquitectura histórica. A fachada da rua monumental alude à Porta de Michelângelo Pia em Roma e na parede de trás do Nymphaeum de Palladio e Alessandro Vittoria's Villa Barbaro em Maser. Por outro lado, o frontão quebrado lembra a dualidade "da fachada da casa de Luigi Moretti apartamento na Via Parioli em Roma."


Fonte: http://www.greatbuildings.com/buildings/Vanna_Venturi_House.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário